Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro realizou o evento “Contrata Ifes”

Campus Cachoeiro realizou o evento “Contrata Ifes”

Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2019, 13h57 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 13h57

O evento é uma iniciativa para integrar estudantes e empresas, promover estágios e compartilhamento de ideias.

Foi realizado, nos dia 10 e 11 de abril, no campus Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a segunda edição do “Contrata Ifes”, evento que tem por objetivo a aproximação entre o campus Cachoeiro de Itapemirim e as empresas da região, estimulando a contratação de seus alunos.

O público foi constituído de estudantes de diferentes áreas, nos níveis técnico e superior, particularmente eletrotécnica, mecânica, informática e mineração, além de servidores do campus e representantes de instituições e empresas parceiras.

A programação foi voltada para o mercado de trabalho de nossa região, incluindo palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversa e feira de estágio. A elaboração dessas atividades tem por objetivo proporcionar aos estudantes o compartilhamento de ideias, o esclarecimento de dúvidas e a promoção ao estágio. De acordo com a presidente da comissão organizadora do evento, Sheila Siqueira, o Contrata Ifes é de extrema importância para o desenvolvimento dos estudantes "considerando que para a maioria dos cursos do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim o estágio é obrigatório, um evento de promoção ao estágio é de fundamental importância para todas as partes envolvidas. Para o campus, é uma possibilidade de promover a contratação de seus alunos como estagiários, para as empresas, obter o conhecimento das atividades desenvolvidas pelo campus, podendo firmar outras parcerias de ensino e pesquisa, além de participar da formação daquele que poderá ser o futuro funcionário de sua empresa. Para os alunos, a possibilidade de praticar conhecimentos aprendidos teoricamente, ganhar experiência, além de poder passar de estagiário a contratado na empresa. Para todos, a possibilidade de contribuir para a educação, e assim buscar construir uma sociedade cada vez melhor." Mais de 650 estudantes participaram do evento que durou dois dias e teve 37 atividades diferentes.

Além das atividades citadas acima o evento contou com a presença de empresas na forma de ‘Expositores’ com um estande na Feira de Estágios. Os expositores presentes no evento foram: CREA-ES, Essencial Gestão Pública, Itamil, Unimed Sul Capixaba, Engelmig Elétrica, CF Acabamentos Especiais, Ambev - CDD Cachoeiro, Brhasil Excelência em Gestão e Projetos, OPEX Ouro Preto Explosivos, Magnitos - Magnago Granitos, Granbrasil Granitos do Brasil, Gramazini Granitos e Mármores, Instituto de Qualificação técnica e Offshore (IQT +), Olá Wolff, além do Labora (Laboratório de Robótica Aplicada do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim).
Durante a abertura do evento foi assinado o Contrato de Incubação com uma das empresas selecionadas por meio do Edital de Seleção de Empreendimentos nº 005/2018, para ser incubada no Núcleo Incubador do Campus Cachoeiro de Itapemirim. A empresa em questão é a Olá Wolff Tecnologia LTDA, e estava presente na cerimônia seu administrador e representante legal, Jacques Douglas Danzi.

contrata ifes 2019 1

Cerimônia de Abertura do Contrata Ifes 2019 com a presença do Diretor Geral do campus, Edson Maciel Peixoto, a coordenadora do evento, Sheila Siqueira da Silva e representantes da Reitoria.

contrata ifes 2019 2

Assinatura do “Contrato de Incubação” entre o Núcleo Incubador do Campus Cachoeiro e a empresa Olá Wolff Tecnologia LTDA.

contrata ifes 2019 3

Palestra: Como trabalhar a ansiedade na escolha de uma profissão (Sara Thompson – Psicóloga).

contrata ifes 2019 5

Roda de Conversa: O mundo do trabalho é para todos: desafios e possibilidades para pessoas com necessidades específicas (Mediada por Elivane dos Santos Silva).

contrata ifes 2019 6

Palestra: Como as empresas encontram seus talentos (Atílio Peixoto Soares Jr – Diretor Executivo da ABRH-ES-Regional Sul).

contrata ifes 2019 7

Palestra: Mercado de Trabalho, e agora? Vencendo os desafios da inserção. (Simone Lopes – Psicóloga Organizacional).

contrata ifes 2019 8

Minicurso: Ganhando produtividade com o uso de Regex uma abordagem prática e divertida (Gideão Pelegrino de Abreu – aluno do curso de Sistemas de Informação).