Página inicial > Notícias > Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 07h21 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 15h59

O dia 2 de abril é escolhido para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Essa data foi estabelecida em 2007 objetivando difundir informações para a população sobre o autismo no intuito de reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica

Os transtornos do espectro autista (TEA) aparecem nos primeiros anos de vida e não têm cura, englobando diferentes apresentações do quadro, tais como: a) maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal e/ ou não verbal; na interação social; comportamentos caracteristicamente estereotipados, repetitivos e interesse restrito. Essas características demandam cuidados específicos e singulares de acompanhamento ao longo das diferentes fases da vida. Após o diagnóstico, os pacientes devem fazer uma série de tratamentos e habilitação/reabilitação para estimulação das consequências que o autismo implica, como dificuldade no desenvolvimento da linguagem, interações sociais e capacidades funcionais. As pessoas com TEA, que cursa com sintomas neuropsiquiátricos, podem ser atendidas nas redes de Saúde Mental (RAPS) e na de Cuidados à Pessoa com Deficiência, de forma sinérgica, organizadas a partir dos componentes da Atenção Básica, podendo ser acompanhadas nos serviços especializados da saúde mental (RAPS), de acordo com suas demandas:

• Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diversas modalidades;
• Unidades Ambulatoriais Multiprofissionais (AMENT);
• Serviços residenciais terapêuticos;
• Unidades de Saúde Mental em Hospitais Gerais e Hospitais Psiquiátricos Especializados

No âmbito do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia, o aluno autista conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento e acompanhamento no processo de ensino-aprendizagem, tais como: Pedagogo, Psicólogo, Assistente Social, Auxiliar em Enfermagem na condução das atividades institucionais cotidianas. Nessa direção, encontra-se o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades específicas – Napne que, juntamente a Coordenadoria de Gestão Pedagógica – CGP, realizam acompanhamento a alunos e familiares a fim de proporcionar uma experiência educacional exitosa aos estudantes.

Para maiores informações, acesse: