Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro realizou atividades em comemoração ao Arduino Day

Campus Cachoeiro realizou atividades em comemoração ao Arduino Day

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 13h31 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2019, 13h31

Evento aconteceu nos dias 15 e 16 de março.

Foi realizado, nos dia 15 e 16 de março, no campus Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Arduino Day. O evento deste ano foi focado em minicursos, mostra de trabalhos e palestras na área de robótica. O campus recebeu mais de 100 participantes nas atividades, dentre eles, alunos de escolas estaduais e municipais de Cachoeiro e região sul, incluindo estudantes que são iniciantes na área.

O Arduino Day foi celebrado em escala mundial no dia 16 de março e foram 659 eventos que ocorreram simultaneamente em 106 países, discutindo projetos que utilizam plataformas de hardware e software livre, tipo Arduino, para a prototipagem de projetos eletrônicos. Cachoeiro de Itapemirim é a única cidade que promove o Arduino Day em terras capixabas.

A abertura do evento contou com a Mesa Redonda intitulada: "A internet das coisas e suas implicações na sociedade atual" que foi composta pelo prof. Lindolpho Oliveira Araújo Junior - CEFET MG campus Leopoldina, o empresário Sr. Emerson Trarbach – Consultor de Tecnologia Eletrônica, e o prof. Júlio Madureira - IFES campus Cachoeiro de Itapemirim. Em seguida o publico teve a oportunidade conhecer alguns trabalhos que foram apresentados na Mostra Tecnológica. Trabalho 1: Bus Time - IFES campus Alegre, prof. orientador: Cayo Fontana; apresentadores: Leivyson Azevedo, Leonardo Fernando, Leonardo Oliveira e Rafael Castro. Trabalho 2: SEAM - Sistema de Alarme Multissensorial - IFES campus Alegre; prof. orientador: Cayo Fontana; apresentadores: Rafael Castro Fernandes, Humberto da Silva Brites e Everaldo Machado Rossi Junior.

No segundo dia do evento as atividades começaram com uma apresentação musical do aluno Luiz Gustavo e seguiu com a palestra “Meninas na Robótica”, com a prof. Netalianne Michelle Fagundes Heringer - Mestra em Engenharia Elétrica. Foram também ministrados minicursos de arduino pelos alunos Joana Batista Rozaes e Leandro Ferreira Oliveira; Gideão Pelegrino e Douglas Gusson; Jhonatan Gonçalves A. Dantas; além da oficina de cubo mágico ministrada pelo aluno Guilherme Silva de Oliveira sob a orientação do prof. Eliseu Semprini Filho. Além da Mostra Tecnológica que contou com mais quatro trabalhos apresentados no último dia do evento.

Trabalho 1: Plataforma alternativa para OBR. Apresentadores: Renan Gomes Poggian, Letícia Marchezi e Daniel Rovetta. Trabalho 2: CAXUNO, um arduino made in CAXU. Apresentador: Otávio Borges Lima.Trabalho 3: Geração Eletroquímica de Hidrogênio Combustível Utilizando Resíduos Industriais do Setor de Rochas Ornamentais e Sistema Fotovoltaico. Apresentadores: Cícero Pizzol Libardi, Gabriel Fernandes Sequine, Gabriel Mendonça Valane e Rael Ribeiro de Carvalho. Trabalho 4: Dado Eletrônico. Apresentadores: Diego Xavier Machado, Emanuel Lucas Alves e Lucas Pezzini Rocha.

O evento Arduino Day, do Campus Cachoeiro de Itapemirim, que acabou de realizar sua terceira edição, é totalmente gratuito e aberto a toda comunidade de Cachoeiro e região.

arduino day 06

arduino day 04