Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro realizou atividades em comemoração ao Arduino Day
Início do conteúdo da página

Campus Cachoeiro realizou atividades em comemoração ao Arduino Day

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 13h31 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2019, 13h31

Evento aconteceu nos dias 15 e 16 de março.

Foi realizado, nos dia 15 e 16 de março, no campus Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Arduino Day. O evento deste ano foi focado em minicursos, mostra de trabalhos e palestras na área de robótica. O campus recebeu mais de 100 participantes nas atividades, dentre eles, alunos de escolas estaduais e municipais de Cachoeiro e região sul, incluindo estudantes que são iniciantes na área.

O Arduino Day foi celebrado em escala mundial no dia 16 de março e foram 659 eventos que ocorreram simultaneamente em 106 países, discutindo projetos que utilizam plataformas de hardware e software livre, tipo Arduino, para a prototipagem de projetos eletrônicos. Cachoeiro de Itapemirim é a única cidade que promove o Arduino Day em terras capixabas.

A abertura do evento contou com a Mesa Redonda intitulada: "A internet das coisas e suas implicações na sociedade atual" que foi composta pelo prof. Lindolpho Oliveira Araújo Junior - CEFET MG campus Leopoldina, o empresário Sr. Emerson Trarbach – Consultor de Tecnologia Eletrônica, e o prof. Júlio Madureira - IFES campus Cachoeiro de Itapemirim. Em seguida o publico teve a oportunidade conhecer alguns trabalhos que foram apresentados na Mostra Tecnológica. Trabalho 1: Bus Time - IFES campus Alegre, prof. orientador: Cayo Fontana; apresentadores: Leivyson Azevedo, Leonardo Fernando, Leonardo Oliveira e Rafael Castro. Trabalho 2: SEAM - Sistema de Alarme Multissensorial - IFES campus Alegre; prof. orientador: Cayo Fontana; apresentadores: Rafael Castro Fernandes, Humberto da Silva Brites e Everaldo Machado Rossi Junior.

No segundo dia do evento as atividades começaram com uma apresentação musical do aluno Luiz Gustavo e seguiu com a palestra “Meninas na Robótica”, com a prof. Netalianne Michelle Fagundes Heringer - Mestra em Engenharia Elétrica. Foram também ministrados minicursos de arduino pelos alunos Joana Batista Rozaes e Leandro Ferreira Oliveira; Gideão Pelegrino e Douglas Gusson; Jhonatan Gonçalves A. Dantas; além da oficina de cubo mágico ministrada pelo aluno Guilherme Silva de Oliveira sob a orientação do prof. Eliseu Semprini Filho. Além da Mostra Tecnológica que contou com mais quatro trabalhos apresentados no último dia do evento.

Trabalho 1: Plataforma alternativa para OBR. Apresentadores: Renan Gomes Poggian, Letícia Marchezi e Daniel Rovetta. Trabalho 2: CAXUNO, um arduino made in CAXU. Apresentador: Otávio Borges Lima.Trabalho 3: Geração Eletroquímica de Hidrogênio Combustível Utilizando Resíduos Industriais do Setor de Rochas Ornamentais e Sistema Fotovoltaico. Apresentadores: Cícero Pizzol Libardi, Gabriel Fernandes Sequine, Gabriel Mendonça Valane e Rael Ribeiro de Carvalho. Trabalho 4: Dado Eletrônico. Apresentadores: Diego Xavier Machado, Emanuel Lucas Alves e Lucas Pezzini Rocha.

O evento Arduino Day, do Campus Cachoeiro de Itapemirim, que acabou de realizar sua terceira edição, é totalmente gratuito e aberto a toda comunidade de Cachoeiro e região.

arduino day 06

arduino day 04

arduino day 03

arduino day 02

arduino day 13

arduino day 07

arduino day 05

arduino day 01

arduino day 11

arduino day 08

arduino day 10

arduino day 12

arduino day 09

registrado em:
Fim do conteúdo da página