Página inicial > Notícias > Palestra com o tema "A Pesquisa Científica e o Desenvolvimento de Novas Tecnologias para o Setor Mineral" é ministrada no Campus Cachoeiro

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 14h28 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2019, 14h28

O campus recebeu a pesquisadora do CETEM/NR-ES, Abiliane de Andrade Pazeto

Na ultima terça-feira (12) o campus Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu a pesquisadora do CETEM/NR-ES, Abiliane de Andrade Pazeto, que ministrou a palestra "A Pesquisa Científica e o Desenvolvimento de Novas Tecnologias para o Setor Mineral” para estudantes dos cursos de Pós-graduação em Tecnologias de Produção de Rochas Ornamentais, Técnico em Mineração e Engenharia de Minas.

Abiliane, que é doutora em Geociências pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP, atualmente, é pesquisadora PCI no CETEM/NR-ES desenvolvendo o projeto de normas brasileiras para rochas aglomeradas e pôde proporcionar aos participantes conhecimentos sobre desenvolvimento de projetos de pesquisa, beneficiamento de minerais e a indústria 4.0.

De acordo com a participante do evento, Nádia Ferreira, aluna do curso Técnico em Mineração, a palestra foi muito relevante para aquisição de conhecimentos na área cientifica e sobre fabricantes e fornecedores da área de rochas no Brasil.

Luiz Sassamoto, do curso de Engenharia de Minas, diz que a palestra o ajudou a abrir os olhos sobre a chegada da indústria 4.0 no Brasil e o fez refletir sobre seu futuro profissional, assim como a estudante da Pós-graduação em Tecnologias de Produção de Rochas Ornamentais, Rafaela Colodette, que já trabalha na área de mineração como consultora, que afirmou, após a palestra, que as informações passadas pela ministrante foram de extrema relevância e percebeu que precisa se aprofundar sobre as questões abordadas.

palestra pos 01

palestra pos 02