Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ingressantes nos cursos Integrados ao Ensino Médio se beneficiam com “Projeto de Nivelamento”
Início do conteúdo da página

Ingressantes nos cursos Integrados ao Ensino Médio se beneficiam com “Projeto de Nivelamento”

Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 11h43 | Última atualização em Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 12h45

O projeto foi desenvolvido antes do início do semestre letivo.

O "Projeto de Nivelamento" do Campus Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal do Espírito Santo foi pensado com o objetivo de oferecer um estudo de revisão daqueles conteúdos que consideramos essenciais para a aprendizagem dos conteúdos de Matemática e Física do Ensino Médio, tendo em vista que os discentes recebidos em nossa instituição, ingressos por meio de processo seletivo, tem como característica a heterogeneidade, sobretudo quanto ao conhecimento construído nas séries anteriores, em especial nas disciplinas de Matemática e Física, o que leva muitos deles a apresentarem dificuldades no acompanhamento das atividades.

No ato da matricula, os responsáveis pelos alunos foram convidados a participar de reunião para esclarecimentos e orientações quanto ao “Projeto de Nivelamento”. O projeto foi apresentado aos pais no dia 14 de janeiro e teve seu início no dia 16.

A plataforma utilizada para as aulas foi a "Khan Academy", que oferece estudos a partir de exercícios e vídeos de instrução, que permite que os alunos estudem a qualquer tempo e em seu ritmo. Na plataforma, foram criadas turmas de matemática e física, que ficaram sob a orientação dos professores Jéssica M. Zanon e Flávio Palhano, respectivamente. Em matemática, por exemplo, foram recomendadas atividades sobre frações, números decimais, expressões numéricas e notação científica (tais conteúdos também auxiliam os estudos de física). Além de realizar as atividades em casa, foram ofertados os momentos de atendimento na escola, todas as terças e quintas-feiras, de 9h30 as 12h, período no qual os alunos traziam dúvidas e resolviam atividades junto com a professora.

Além do projeto, está programado, para o início das aulas de matemática, realizar com os alunos o curso "Pré-Física", um curso online oferecido pela plataforma moodle do IFRS, que traz fundamentos matemáticos essenciais na disciplina de física, como operações básicas, frações, potencias e transformação de unidades.

Com isso, o intuito do campus é criar oportunidades para que o aluno progrida dentro da instituição e, de acordo com a professora Jéssica, o primeiro passo para isso acontecer é oferecer condições adequadas para a construção de seu conhecimento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página