Página inicial > Notícias > Estudantes do campus Cachoeiro se preparam para a Sigi

Estudantes do campus Cachoeiro se preparam para a Sigi

Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 15h55 | Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 15h55

Projeto de Simulação Geopolítica do Ifes estimula alunos a debaterem temas de interesse mundial

O projeto Simulação Geopolítica do Instituto Federal do Espírito Santo (Sigi), é um dos modelos de Simulação das Nações Unidas realizados em todo o mundo que visa proporcionar aos estudantes, e demais participantes, a oportunidade de vivenciar um ambiente de debates sobre questões relevantes para a sociedade, sejam de procedência nacional ou internacional. Além simular um ambiente de diplomacia, em que os participantes possam aprimorar seus conhecimentos sobre geopolítica atual e temas referentes a ela. É estruturada na forma de comitê, que nos moldes das Nações Unidas, se assemelham a reuniões de órgãos ou fóruns internacionais.

Os alunos são encorajados a tentar encontrar soluções para as problemáticas apresentadas no comitê de forma diplomática e que seja possível a todas as delegações representadas.

Em 2018 o campus Cachoeiro organizou duas pré-simulações e teve a honra de participar com um comitê pela primeira vez na simulação em Vitória, levando o CD 1975: Colônias Portuguesas, com os alunos Giovanni Dalvi, Lina Stephany, Leonardo Silveira e Mariane Martins como Mesa Diretora.

No sábado, 27/11, ocorreu a segunda pré-simulação do campus Cachoeiro, com dois comitês presentes, o CSNU 2033: Atentado Nuclear, anteriormente já realizado na V SiGI, em Aracruz e o CDH 2018: Ascensão de Movimentos Segregacionistas e Neonazistas. As mesas de debates foram compostas pelos estudantes: Maria Eduarda Cândido, Maria Eduarda Calegário, Davi Thomaz e Gustavo Vieira, do CDH e Letícia Lima, Lorenzo Scaramussa, Júlia Zumerle e João Victor do CSNU. O foco da discussão do CDH girou em torno do combate à intolerância religiosa e racial, além de assuntos como o limite da liberdade de expressão e até mesmo a migração de populações árabes para a Europa, já o CSNU teve foco no que implica o uso de armas nucleares e se de fato todos os países devem possui-las ou apenas alguns países pré-determinados. As delegações palco desse segundo foram Paquistão e Índia, rendendo fortes discussões dentro do comitê acerca de território e a questão nuclear.

Desde sua primeira realização feita pelo campus Aracruz em 2013, sendo, em seguida, também adotada pelo campus Vitória, a Sigi traz temas de extrema importância para serem debatidos pelos alunos que participam, além de trazer uma experiência e um conhecimento que não seriam adquiridos em outros lugares pela maioria dos estudantes.

O campus Cachoeiro de Itapemirim participou pela primeira vez na quarta edição do evento em 2016. Desde lá a participação do campus cresceu ano após ano em número de alunos, tendo em 2018 levado um número recorde de estudantes aos debates.

De acordo com um dos organizadores do evento no campus Cachoeiro, o prof. Flávio Palhano, o projeto trouxe ao campus uma maior interação entre os alunos, maior participação e um maior interesse pela área da geopolítica, além disso, tornou os alunos mais responsáveis e mais interativos durante as aulas e palestras. Ainda de acordo com Flávio “A Sigi é um projeto que vem crescendo a cada ano e que marca a todos que tem a oportunidade de participar”. A criação das pré-simulações no IFES campus Cachoeiro proporcionou ao campus um bom preparo para a simulação oficial, fez com que o projeto se estender dentro do campus e auxiliou na divulgação da simulação oficial que é feita todos os anos.

Acesse o site do projeto (http://sigi.ifes.edu.br/) e saiba mais sobre ele e como participar.

sigi 01

sigi 02