Página inicial > Notícias > Comissão Setorial de Avaliação - CSA do Campus Cachoeiro realiza seminário de divulgação dos resultados da Autoavaliação Institucional 2017

Publicado: Sexta, 06 de Julho de 2018, 12h24 | Última atualização em Sexta, 06 de Julho de 2018, 12h24

A Comissão Setorial de Avaliação – CSA do Campus Cachoeiro de Itapemirim realizou, no mês de junho de 2018, alguns encontros com os servidores e alunos do campus para a divulgação dos resultados da Autoavaliação de 2017. Tais encontros foram divididos em dois dias: dia 21 de junho foram apresentados os resultados somente aos servidores do campus, nos horários de 09:40 e 15:40. Já no dia 25 de junho, foram feitos três momentos com os alunos nos horários de 9:10, 15:10 e 19:30. De acordo com a CSA, esses momentos existem como forma de dar transparência aos resultados da Autoavaliação, bem como sensibilizar toda a comunidade para a participação na mesma.

Durante o seminário, a CSA evidenciou os indicadores apontados pela comunidade como fragilidades e potencialidades. De acordo com o presidente da CSA, professor Gustavo Amaral, “as fragilidades indicam o que a comunidade enxerga como insatisfatório, isto é, o que eles percebem que não está bom dentro da instituição”. A CSA também apresentou as potencialidades indicadas pela Autoavaliação 2017. “Esses indicadores servem para auxiliarem os gestores da instituição na tomada de decisões, uma vez que a opinião da comunidade é apresentada e, também, fazem parte do Relatório de Ações, Resultados e Planejamento da Gestão Acadêmico Administrativa – RAPA, que vem a ser a resposta da gestão para cada uma destas fragilidades, tendo como base o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI”, frisou o professor.

Ainda no seminário, a CSA reforçou que tem sido baixa a participação no processo de Autoavaliação e, por isso, foi feito um pedido para que todos participem em 2018, “quanto maior a participação, melhor a percepção do que de fato pensa a comunidade”, salientou Gustavo. Para verificar os resultados da Autoavaliação 2017, gráficos, observações, respostas da Direção, basta procurar o Painel da CSA, localizado próximo ao CRA do campus ou relatório final na página da CPA do Ifes, no link http://prodi.ifes.edu.br/component/content/article/2-uncategorised/16274-apresentacao-cpa

Por fim, a CSA participou do encontro regional com a Comissão Própria de Avaliação – CPA, ocorrido no Campus do Ifes em Venda Nova do Imigrante, no dia 26 de junho, junto a outras CSA dos campi do sul do estado. Participaram, também, gestores destes campi sendo, o Campus Cachoeiro, representado pelo Diretor Geral Edson, pelo Diretor de Pesquisa Antônio Luiz e pelos membros da CSA Gustavo Amaral, Fernando Zago Neto e Ronald Aguiar Nascimento. Na oportunidade, foi destacado o papel da CPA/CSA na instituição, as novas instruções normativas e a importância da participação dos gestores quanto do conhecimento dos relatórios da Autoavaliação.