Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro recebe do Governo do Estado o Selo Social “Ressocialização pelo Trabalho”

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 07h36 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 07h36

No dia 14 de dezembro de 2017, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), homenageou 57 empresas que absorvem a mão de obra de detentos do sistema prisional. Em cerimônia realizada no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, elas receberam o Selo Social “Ressocialização pelo Trabalho”.

O Campus Cachoeiro de Itapemirim, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foi homenageado com o referido Selo pela parceria na inclusão de 12 apenados da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI) no curso de Auxiliar de Topografia.

O curso foi ofertado por meio de projeto de extensão do curso de Engenharia de Minas e foi realizado no período de dezembro de 2016 a junho de 2017. Todos os internos foram aprovados. A capacitação contou com aulas teóricas e práticas envolvendo processos de cartografia, escalas, nivelamento topográfico, entre outros. Durante as aulas, os apenados também aprenderam a interpretar folhas cartográficas e plantas de detalhe e a utilizar equipamentos como nível topográfico, estação total, GPS e computadores, usados na realização de atividades de um topógrafo. Além disso, eles fizeram o levantamento topográfico da nova unidade prisional do município de Cachoeiro de Itapemirim.

A entrega dos selos foi feita pelo governador Paulo Hartung, pelo secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, pelo subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, e pelo subsecretário de Controle e Suporte, Ailton Xavier. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Sérgio Gama, também participou da entrega.

A homenagem realizada ao Campus Cachoeiro por meio da cerimônia de entrega dos Selos foi recebida calorosamente pelo diretor do Campus, Edson Maciel Peixoto, o coordenador do Curso de Engenharia de Minas, Gleicon Maior, um dos professores do curso, Eliseu Romero e um aluno da Engenharia de Minas envolvido no projeto, Renan Teixeira. Consideramos o Selo recebido como uma forma de valorização e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em nossa instituição, em especial aos servidores e alunos envolvidos diretamente no curso oferecido aos apenados.