Página inicial > Notícias > Alunos de eletromecânica visitam a Pequena Central Hidrelétrica de São João e o complexo da Uniaves

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 10h30 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2017, 14h16

Em visita técnica estudantes tiveram a oportunidade de conhecera estrutura e o funcionamento das companhias

No dia 17 de novembro, os alunos do 3° ano do curso de eletromecânica integrado ao ensino médio visitaram a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de São João e o complexo da Uniaves, ambas situadas na cidade de Castelo.

No período da manhã a visita aconteceu na PCH onde puderem ver o funcionamento dos maquinários e conhecer as galerias subterrâneas. De acordo com o professor Saulo Berilli, os alunos puderam ter contato na prática com os conteúdos estudados em diversas disciplinas, em especial na disciplina de Máquinas Elétricas, onde os equipamentos como os transformadores da subestação elevadora de 6,9kV para 69kV, os geradores (máquinas síncronas) de 12,5MW em 6,9kV e vários outros itens de uma instalação elétrica de baixa, média e alta tensão.

A visita técnica continuou, no período da tarde, no complexo da Uniaves onde o destaque foi para os motores de indução com potências até 600cv, acionados por inversores de frequência e soft-starters bem como o grupo gerador de energia auxiliar que foi outra máquina síncrona de grande porte vista nessa dia. Os sistemas de máquinas térmicas foram outro conteúdo bem explorado nesta visita: o sistema que utiliza amônia como líquido refrigerante, responsável por toda a refrigeração da fábrica e a caldeira, que fornece vapor, que é fundamental para os processos dessa indústria. Além dos equipamentos e instalação elétrica, os alunos também tiveram a oportunidade de consolidar conteúdos da disciplina de química na estação de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE), explica o professor Saulo Berilli.

visita hidreletrica 1

visita hidreletrica 2