Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro realiza VIII Jacitec

Campus Cachoeiro realiza VIII Jacitec

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 17h37 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2017, 16h10

Aconteceu de 25 a 29 de setembro, a VIII JACITEC - Jornada Acadêmica de Ciência tecnologia e Cultura. Foram apresentados, nas atividades da Jornada Acadêmica do campus cachoeiro, mais de 130 trabalhos entre palestras, mesas redondas, minicursos, apresentação de banners, oficinas, mostras tecnológicas, apresentações culturais e torneios esportivos que somaram aproximadamente 700 participantes.

Além dos estudantes do campus Cachoeiro o evento teve a participação de alunos de diversas escolas da região, de profissionais e acadêmicos das áreas afins dos cursos de mineração, sistemas de informação, informática e humanidades.

Em breve os participantes e os palestrantes receberão os certificados pelos emails cadastrado no momento inscrição.

viii jacitec 1

viii jacitec 2

viii jacitec 3

viii jacitec 4

viii jacitec 5

Alunos do curso de Eletromecânica apresentando trabalho sobre energia solar fotovoltaica.

viii jacitec 6

viii jacitec 7

viii jacitec 8

O professor do curso de Engenharia Mecânica, Leandro Marocchio, apresentou uma palestra sobre Simulação Computacional Fluidodinâmica (CFD), uma ferramenta matemática usada para prever fenômenos físicos que envolvem escoamento. Segundo o professor, este tipo de estudo é muito importante atualmente pois permite a simulação de experimentos que seriam inviáveis economicamente como é o caso do estudo de turbinas de foguetes. Além disso, "o CFD tem um diferencial comercial no que tange a capacidade de prever, identificar e corrigir problemas nos produtos e processos já nas fases preliminares trazendo um ganho de competitividade e economia muito grande para a empresa. Todas as grandes coorporações no mundo fazem isso atualmente", destacou o professor.

viii jacitec 9

viii jacitec 10