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Projeto ‘Ifes Ciência’ do campus Cachoeiro mostra experiências científicas curiosas e ganha destaque nacional

Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2024, 17h06 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2024, 17h06

Os vídeos produzidos pelos estudantes dos cursos Técnico em Mecânica e Engenharia Mecânica ‘viralizaram’ nas redes sociais.

Com a produção de vídeos curtos com experiências científicas curiosas o projeto ‘Ifes Ciência’, realizado com estudantes dos cursos Técnico em Mecânica e Engenharia Mecânica, ganhou destaque nacional e alcançou milhões de pessoas por meio da internet e das redes sociais. O projeto tem como objetivo principal divulgar a ciência de forma simples e acessível, ajudando as pessoas a entenderem melhor o mundo ao seu redor, o que é conhecido como alfabetização científica.

Para a realização e filmagens das experiências a equipe formada pelos estudantes da Engenharia Mecânica Lucas Grifo da Costa e Gabriel Abrigo Brito e do curso Técnico em Mecânica Gabriele Pereira Arêas, Hayra Sherlem Marques, João Victor de Souza, Kawã Chaves Lima, Miguel Rissi Vargas, Yago Felippe Paulucio e Paulo Cezar Quintão Cezario, estão sendo utilizados os laboratórios de Química, Física, Termofluidos e Fabricação Mecânica, além de outros espaços do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim.

Os estudantes do projeto participam da modalidade de estudo ‘Concomitante intercomplementar’oncomitante intercomplementar’. É uma modalidade inédita no Brasil, fruto da parceria do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim com a Secretaria Estadual de Educação, na qual os alunos estudam em duas escolas com uma única matrícula. Pela manhã, eles estudam o ensino médio regular na Escola Estadual Lions Sebastião de Paiva Vidaurre, e a tarde vem para o Ifes estudar a parte técnica. Os alunos ingressam no primeiro ano do ensino médio e finalizam o curso técnico no terceiro ano do ensino médio. Então eles terminam o ensino médio já com a formação de técnicos qualificados para o mercado de trabalho.

A ideia do “Ifes Ciência”, que se iniciou em 2022, surgiu de uma paixão pessoal por conteúdos de divulgação científica. “Esse tipo de conteúdo sempre me fascinou, e eu tinha vontade de produzir algo similar, criando experiências que tornassem a ciência interessante e acessível.”, explica o coordenador do projeto, professor do curso Engenharia Mecânica, Hilton Moulin Caliman.

“Percebendo que a atenção das pessoas hoje está muito voltada para as redes sociais, em vez de esperar que elas venham até a ciência, decidimos levar a ciência até onde as pessoas estão. Assim, conseguimos despertar a curiosidade científica e promover o aprendizado de maneira leve e envolvente. Com tanta desinformação circulando nas redes sociais é fácil acabar acreditando em qualquer coisa, especialmente se a gente não tiver uma boa base de conhecimento. Quando fortalecemos essa base, as pessoas passam a pensar de forma mais crítica, questionando se o que estão vendo faz sentido ou não. Queremos ajudar as pessoas a desenvolverem esse olhar mais atento e crítico, usando como ferramentas a ciência e as próprias redes sociais.”, nos conta o prof. Hilton.

As primeiras etapas de pré-produção se iniciaram em 2022 com apoio orçamentário de um edital interno do Ifes Campus Cachoeiro. No ano seguinte o projeto foi selecionado em um edital de extensão da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), com duração de 1 ano, com bolsa para a equipe e recursos financeiros para a execução do projeto. Em novembro de 2023 entrou na sua fase de produção na qual a equipe participou de treinamento sobre divulgação científica e realizaram a procura de temas para os vídeos e, em seguida, a elaboração dos roteiros.

Para a aluna Hayra Sherlem participar de um projeto contemplado pela Fapes está sendo uma experiência muito incrível, pois de acordo com ela, tem se divertido durante as filmagens e aprendido muito, e se sente gratificada ao ver o crescimento e rumo que o projeto vem tomando. “Cada vez mais estamos aprendendo a ver ciência com outros olhos, e conceitos científicos sendo entendidos de forma mais fácil e prática do que normalmente seria feito. Estamos desenvolvendo habilidades como melhora em comunicação, perda de timidez diante das câmeras, habilidades de compreensão, e entendimento tecnológico básico sobre edição e produção de vídeos. Os conhecimentos aprendidos em sala de aula tem ajudado a entendermos de forma mais clara como aplicar o que foi aprendido durante o curso em coisas que usamos no dia a dia e descobrir curiosidades sobre o funcionamento de algumas coisas, além de ajudar os alunos que participam a serem mais desenvoltos.”

De acordo com o coordenador do ‘Ifes Ciência’ eles buscam encontrar tópicos que sejam visualmente atrativos e que tenham alguma relevância científica alinhada ao que estudamos em sala de aula. “Por exemplo, o conteúdo do vídeo onde abrimos um copo térmico sempre foi amplamente debatido em sala quando falamos de transferência de calor, devido a sua relevância científica e por estar presente no nosso dia a dia. Decidimos por serrar o copo ao meio, pois acreditamos que seria um bom atrativo visual que despertaria o interesse do espectador para acompanhar o conteúdo até o final e assim aprender mais sobre o assunto.”

Com a grande aceitação do projeto pelo público, a equipe pensa em expandir o ‘Ifes Ciência’, cuja a proposta inicial era de produzir 36 vídeos de divulgação científica, com uma frequência de postagem de 3 vezes na semana por 3 meses. Contudo, o coordenador do projeto explica que é necessário avaliar essa possibilidade uma vez que a produção do conteúdo demanda muito tempo, empenho e orçamento, e, por enquanto, não há previsão de mais recursos. “Nós começamos a postar em setembro de 2024 e só estamos conseguindo manter essa frequência de postagens pois a maioria do conteúdo já foi gravado ao longo dos últimos 12 meses, visto que demoramos por volta de 15 dias para produzir 1 vídeo.”

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