Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Duas equipes do campus Cachoeiro participarão da 28ª Jornada de Foguetes
Início do conteúdo da página

Duas equipes do campus Cachoeiro participarão da 28ª Jornada de Foguetes

Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2022, 13h05 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 21h27

As equipes são formadas por estudantes do ensino médio

Duas equipes do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim participarão da 28ª Jornada de Foguetes que ocorrerá de 01 a 04/08/22, em Barra do Piraí, RJ. A classificação veio em decorrência do desempenho na Mostra Brasileira de Foguetes (16ª MOBFOG) desse ano que faz parte da programação da “Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)”.

As equipes são formadas por estudantes do ensino médio integrado aos cursos técnicos do campus Cachoeiro. São eles: Hugo Balarini Miranda, Daniel Bravin Martins, Adonias Scherrer Brandão; e Isabella Guimarães Bósio Altoé, Sofia Campos Stanzani e Gislayne Vieira Silva.

A história da construção dos conhecimentos e formação das equipes começou em 2020 a partir dos projetos de extensão do campus Cachoeiro e na participação de Programas de Iniciação Científica ações nas quais o estudante Adonias Scherrer Brandão participou.

A equipe feminina foi formada no começo de 2022 com a elaboração e início do projeto “Aspectos físico-químicos e matemáticos do voo de foguetes de garrafa PET”.

Resumo e retrospectiva dos projetos que desencadearam e motivaram os estudantes a participarem da OBA e da MOBFOG:
O prof. do curso de Eng. Mecânica e Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do campus, Leandro Marochio, nos conta que em 2019 foi implantado o projeto de extensão “Engenharia pelos ares: rocket science” executado no Instituto Federal Fluminense – Campus Bom Jesus-RJ e na EEEFM Agostinho Simonato-ES (cuja propulsão dos foguetes era a base de água e ar pressurizado).

“Já em 2020 participamos do Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PICJr) da FAPES com o projeto ‘Conjunto de estudos aerotermodinâmicos’, do qual o aluno Adonis (atual participante da MOBFOG deste ano) fazia parte da equipe (a propulsão dos foguetes ainda era de água e ar pressurizado).
Para 2022 estamos participamos do Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PICJr) da FAPES com o projeto ‘O voo dos pássaros: a profusão da ciência no ar’, em parceria com a EEEFM Maria Angelica Marangoni Santana-ES.
Adicionalmente, também estamos participando do Programa de Iniciação Científica do Ifes (PICTI) com o projeto Aspectos físico-químicos e matemáticos do voo de foguetes de garrafa PET nas quais as alunas Sofia, Gislayne e Isabella (atuais participante da MOBFOG deste ano) são orientadas por mim (cuja propulsão dos foguetes agora é de química: oriunda da reação entre vinagre e bicarbonato).
Destas iniciativas esperamos desenvolver uma base sólida, moderna (base STEM), contendo itens lúdicos para ser utilizados tanto em sala de aula quanto em trabalhos de laboratórios para apoio e complementação ao ensino e difusão da ciência, com destaque as exatas: física, matemática e química.” Relato do prof. Leandro.

OBA e a MOBFOG são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo das competições é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página