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Informações e orientações – Ensino Flexível e retorno às atividades presenciais

Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 15h57 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 10h36

O que é ENSINO FLEXÍVEL e como será o retorno no campus Cachoeiro

O ensino flexível é uma estratégia excepcional que utiliza a conjugação de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs) e presenciais como forma de possibilitar o retorno seguro das atividades com a presença dos estudantes no campus.

Em 23 de Julho de 2021 o Conselho Superior do Ifes aprovou a Resolução nº 36 que determinou o início do ensino flexível em todo Ifes a partir de outubro de 2021. A Portaria nº 1191 de 22 de Julho de 2021, aprovada pela Conselho de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Ifes estabeleceu as diretrizes para a oferta das atividades acadêmicas letivas referente ao ano letivo de 2021, por meio da utilização da estratégia de ensino flexível.

No campus Cachoeiro o retorno presencial, por meio do ensino flexível, será a partir do dia 04 de outubro. O retorno às atividades letivas presenciais se dará com todas as turmas dos cursos técnicos e de graduação.
Obs. No dia 27 de setembro se dará o início das atividades das turmas dos cursos técnicos em mecânica e mineração da parceria SEDU-IFES, além das turmas da graduação em Engenharia Mecânica.

Distribuição das turmas pelos ambientes de aulas presenciais

1 . Formulários de retorno para implementação do ensino flexível

2. Protocolos de segurança e manual de comportamento seguro
O Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais, desenvolvido pelo Ifes, tem o objetivo de fornecer diretrizes para o retorno da rotina laboral e acadêmica da instituição e, com isso, mitigar potencial transmissibilidade do novo coronavírus. O objetivo é que as unidades do Ifes se preparem para quando for possível a retomada as atividades presenciais, ainda que sem prazo definido para isso.
O documento está alinhado com as orientações dos ministérios da Economia, da Saúde, e do Conif. Mas por se tratar de uma situação intempestiva, todos os dados coletados pela comunidade científica ainda são bastante rarefeitos. Desse modo, tal protocolo poderá, a qualquer tempo, ser atualizado em consonância com as futuras descobertas e recomendações dos órgãos competentes.
Além do Protocolo de Retorno, com orientações gerais, também foram elaborados dois documentos adicionais: um específico para ambientes de alimentação coletiva e outro de recomendações de saúde.

protocolo retorno 1    protocolo retorno 2    protocolo retorno 3

Acesse o Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais
Acesse o Protocolo de Retorno – Ambientes de Alimentação Coletiva (atualizado em 14/09)
Acesse o documento – Recomendações em Saúde (atualizado em 28 de janeiro de 2022)
Acesse o documento – Bibliotecas
Acesse o Protocolo de Retorno – Pesquisa e Pós-graduação

3. Adequação dos ambientes
• O campus está sinalizado par auxiliar nos fluxos de movimentação;
• Será aferida a temperatura de todos ao entrarem na portaria do campus;
• Haverá álcool 70 para higienização das mãos dentro das salas de aula, setores administrativos e outros locais estratégicos;
• Serão fornecidos protetores faciais de acrílico (face shields) para os alunos e professores nas aulas práticas;
• As turmas estão sendo alocadas de forma a manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre os estudantes;
• As aulas presenciais foram agrupadas e estão sendo agendadas de forma que os alunos e os professores venham com menor frequência (menos dias) ao campus dentro das possibilidades de cada disciplina/curso;
• Os estudantes devem, preferencialmente, trazer seus lanches. Devem utilizar os espaços destinados à alimentação, evitando aglomerações.

Todos devem fazer a correta utilização da máscara (cobrindo totalmente nariz e boca) durante todo o tempo de permanência no campus, e se possível, trazer máscaras extras para realizar trocas sempre que necessário (após muito tempo de utilização, caso esteja úmida ou suja, etc);

4. Funcionamento e horários

Setores da CGEN:
• Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP) - 7 às 21h
• Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) - 7 às 21h

Setores da CGAC:
• Biblioteca* – de 8h as 21h
• Refeitório – de 7h as 21h
• CAE – de 7h as 21h
• Psicologia – segunda, quinta e sexta-feira: de 9h as 12h, 13h as 18h; terça-feira: de 11h as 13h, 14h as 20h; quarta-feira: de 11h30 as 13h30, 14h30 as 20h30.
• Serviço Social – segunda: de 10h as 13h, de 14h as 19h; terça, quarta e quinta-feira: de 8h as 12h, de 13h as 17h; sexta-feira: de 7h as 12h, de 13h as 16h.
• Enfermaria – de 7h as 22h

* Na biblioteca haverá intervalos com duração de 1h, as 12h e as 16h para limpeza e higienização entre os turnos.

5. O que fazer em caso de sintomas de gripe/resfriado ou suspeita de Covid-19?
• Se você entrar apresentar apresentar sinais e sintomas de gripe/resfriado ou suspeita de Covid-19 é necessário suspender as atividades presenciais, não venha para o campus, acionar a enfermaria do campus e procurar atendimento em uma unidade de saúde básica ou seu médico de referência para avaliação do quadro e só após descartada a suspeita de contaminação e informado a enfermaria retornar as atividades presenciais de acordo com as orientações.
• Em casos confirmados seguir estritamente a recomendação de afastamento com atestado médico ou recomendação da enfermaria.
• Se você tiver contato próximo com pessoas que apresentem sinais e sintomas de gripe/resfriado ou suspeita de Covid-19, mesmo que você não tiver nenhum sinal e sintoma também é necessário manter atividades não presenciais até que se descarte a suspeita do contágio desse contato, se confirmado, monitorar possíveis sinais e sintomas, você precisará fazer o teste para confirmar ou descartar seu o contágio no momento oportuno (5ª dia a partir do contato com o infectado). É possível agendar o teste no site sesa.es.gov.br/agendamento, ou procurar as unidades de saúde básicas dos bairros em várias há atendimentos diários com teste rápido.
Obs. Em caso de apresentação de sintomas gripais ou contato com pessoa com suspeita de Covid-19, o discente ou, quando menores de idade, seu responsável legal, deve comunicar essa condição ao setor de enfermaria por meio de e-mail institucional ou contato telefônico para as devidas orientações.

6. Contato para dúvidas:
Diren – Diretoria de Ensino
diren.ci@ifes.edu.br | (28) 3526-9010

CGEN – Coordenadoria Geral de Ensino
cgen.cai@ifes.edu.br | (28) 3526-9035

CGAC – Coordenadoria Geral de Assistência a Comunidade
cgac.cai@ifes.edu.br | (28) 3526-9038

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